De

Nos últimos meses, é provável que você tenha se deparado com a palavra “descarbonização”. Mas, afinal, o que isso significa?

Antes de responder a essa pergunta, precisamos compreender o contexto em que esse termo se insere.

Por décadas, os combustíveis fósseis impulsionaram nossa economia e sociedade. Contudo, há um problema crítico associado à queima desses combustíveis, como o carvão e o petróleo: a liberação de dióxido de carbono na atmosfera. Esse gás é altamente poluente e contribui significativamente para o aquecimento global e as mudanças climáticas. Para enfrentar essas questões e limitar o aquecimento global a um máximo de um grau e meio até 2050, muitos países signatários do Protocolo de Quioto e do Acordo de Paris estão buscando maneiras de descarbonizar suas atividades industriais.

O setor de energia, responsável por 76% das emissões globais de gases de efeito estufa, engloba desde a geração de eletricidade e calor até o uso final em edifícios, transporte, manufatura e construção civil.

A descarbonização refere-se ao processo de redução ou neutralização das emissões de dióxido de carbono por meio da transição energética. Estabelecer metas eficazes de descarbonização é um grande desafio e uma tendência global. Neste sentido, empresas em todo o mundo estão se adaptando, ajustando suas fontes de energia e adotando transportes com baixas emissões e eficiência operacional, sem sacrificar a competitividade.

A imagem acima apresenta o conjunto de atividades de controle baseadas no protocolo GHG. A Carbon hub é especialista em gestão estratégica de carbono, oferecendo serviços e soluções de ponta a ponta para ajudar as empresas a descarbonizar suas atividades.

Se você deseja entender melhor nosso modelo de trabalho, entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo ou acesse nossa página “O que fazemos” para entender melhor nossa atuação e realizar uma avaliação gratuita.

Rolar para cima